Segundo o ranking Cenp-Meios, divulgado esta quinta, 07/04, a McCann-Erickson Publicidade Ltda. (WMcCann) foi a agência que mais autorizou mídia paga no ano de 2021 para seus clientes.
Coordenado pelo Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp), o levantamento é feito a partir dos dados mensais fornecidos pelas agências que têm aceito participar, sem qualquer indicação do anunciante que realizou o investimento ou para qual veículo foi dirigido.
A listagem completa, publicada no site do Cenp, tem mais de 200 agências, mas muitas das linhas aparecem em branco, já que as respectivas empresas não autorizaram a publicação. O que, como a Janela já apontou em anos anteriores, deixa a listagem sujeita a críticas. Como a própria entidade registra, houve agências que se recusaram a assinar o Termo de Adesão e Compromisso, tendo sido, assim, retiradas da listagem.
A Janela reproduz a seguir as 20 primeiras posições, que citam também em que situação as empresas estiveram na listagem referente às veiculações no ano de 2020.
Vale notar que, neste Top 20, apenas Artplan e Propeg não têm sua matriz em São Paulo. De qualquer modo, ambas as agências não se restringem a seus mercados originais, atuando também no Rio, São Paulo e em Brasília, pelo menos.
POSIÇÃO 2021 | POSIÇÃO 2020 | RAZÃO SOCIAL | UF |
1 | 1 | WMcCann | SP |
2 | 12 | Publicis Brasil | SP |
3 | 2 | Africa DDB | SP |
4 | 6 | Almap BBDO | SP |
5 | 3 | DPZ&T | SP |
6 | 13 | BETC Havas | SP |
7 | 4 | VMLY&R | SP |
8 | 9 | Artplan | RJ |
9 | 7 | Wunderman Thompson | SP |
10 | 5 | Leo Burnett Tailor Made | SP |
11 | 8 | Ogilvy & Mather Brasil | SP |
12 | Blinks Essence (Midia 123) | SP | |
13 | 10 | Lew’Lara\Tbwa | SP |
14 | 11 | Talent Marcel | SP |
15 | 14 | Mullen Lowe Brasil | SP |
16 | 18 | Propeg | BA |
17 | Suno | SP | |
18 | 24 | CP+B | SP |
19 | 16 | David | SP |
20 | 17 | Nova/SB | SP |